Pantoja derrota o australiano Steve Erceg por decisão unânime. Rei do Rio retorna da aposentadoria e vence Jonathan Martinez
No UFC 301, o campeão peso mosca Alexandre Pantoja confirmou o favoritismo e venceu na noite do dia 04 de maio o desafiante Steve Ergeg por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46), evento que aconteceu na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, Brasil. A disputa era válida pelo cinturão peso mosca.
No co-main event, a lenda José Aldo retornou da aposentadoria e derrotou Jonathan Martinez por decisão unânime (triplo 30-27).
PANTOJA CONFIRMA FAVORITISMO
No primeiro round, Pantoja dominou com um jogo de solo excepcional, conseguindo ir para as costas do adversário e aplicar golpes eficazes no ground and pound.
No segundo assalto, o desafiante trouxe mais perigo na trocação, mas o campeão brasileiro também conseguiu uma queda nos momentos finais.
Já no terceiro round, Erceg acertou bons golpes, incluindo uma cotovelada que provocou um forte sangramento na testa do brasileiro.
No quarto assalto, Erceg tentou buscar o jogo de chão, mas o carioca evitou suas tentativas.
No quinto e último round, apesar de Erceg iniciar com uma tentativa de queda, Pantoja reverteu e controlou o chão, resistindo às investidas do australiano até o fim.
ALDO VOLTA DA APOSENTADORIA E VENCE MARTINEZ
O Rei do Rio retornou da aposentadoria e venceu de forma dominante a promessa do Colorado, Jonathan Martinez, que estava com uma sequência de seis vitórias na organização. O brasileiro apresentou um boxe afiado contra o adversário. Todos os juízes marcaram 30-27 para Aldo. No último round, Junior atordoou o seu oponente e levou a luta para o solo, visando consolidar a segura vitória contra o jovem. Com a vitória, Aldo retorna para o ranking dos galos e agora é o oitavo colocado na categoria.
ZEBRA NA LUTA DE PETRINO
Vitor Petrino estava invicto na carreira com 11 vitórias, mas foi surpreendido pelo veterano Anthony Smith e finalizado com uma guilhotina no começo do primeiro round. O golpe foi encaixado pelo americano durante a tentativa de queda do brasileiro. A zebra surpreendeu os fãs que apostaram no grande favorito para o confronto. Outro fato inusitado na luta foi o erro do locutor Bruce Buffer na hora de anunciar o resultado do combate, que anunciou Petrino como o vencedor. Com a confusão, o apresentador recebeu uma encarada em tom de brincadeira de Smith.
SHOW DE MICHEL PEREIRA
Outra atuação de destaque foi a do brasileiro dos médios Michel Pereira, que aplicou uma incrível sequência em pé que derrubou Ihor Potieria. Após conseguir o knock down, o brasileiro acertou um mortal no seu adversário e assim que o ucraniano levantou, Pereira aplicou uma guilhotina, impressionando com a vitória rápida e dominante.
NOCAUTE DE CAIO BORRALHO
Caio Borralho prometeu e cumpriu. O lutador da Fighting Nerds, que nomeou o seu camp de “Vou nocautear o Paul Graig”, conquistou a vitória pela via rápida contra o seu rival.
Ele iniciou o combate com grande eficiência para conectar os golpes e levou vantagem na luta em pé. Borralho conseguiu evitar as tentativas de queda do adversário, e conquistou o seu primeiro nocaute na organização, após um belo direto de esquerda no escocês. Com a vitória, o brasileiro desafiou o quarto do ranking dos médios, Jared Cannonier.
PREMIAÇÕES DO EVENTO
O evento foi recheado de boas aparições, incluindo nocautes, finalizações e desempenhos que chamaram atenção. Com isso, atletas como Alessandro Costa, Maurício Ruffy, Caio Borralho e Michel Pereira receberam o prêmio de Performance da Noite do UFC 301, no Rio de Janeiro. Cada atleta recebeu 50 mil dólares.
RESULTADOS DO EVENTO
CARD PRINCIPAL:
- Alexandre Pantoja venceu Steve Erceg por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46), confronto válido pelo main event do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- José Aldo venceu Jonathan Martinez por decisão unânime (triplo 30-27), confronto válido pelo co-main event do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Anthony Smith venceu Vitor Petrino por finalização via guilhotina no primeiro round, confronto válido pela terceira luta do card principal do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Michel Pereira venceu Ihor Potieria por finalização via guilhotina no primeiro round, confronto válido pela segunda luta do card principal do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Caio Borralho venceu Paul Craig por nocaute no segundo round, confronto válido pela primeira luta do card principal do UFC 301, no Rio de Janeiro.
CARD PRELIMINAR:
- Joanderson Tubarão venceu Jack Shore por nocaute técnico no segundo round, confronto válido pela última luta do card preliminar do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Iasmin Lucindo venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27), confronto válido pela penúltima luta do card preliminar do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Myktybek Orolbai venceu Elves Brener por decisão unânime (triplo 29-27), confronto válido pela segunda luta do card preliminar do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Drakkar Klose venceu Joaquim Silva por decisão unânime (triplo 29-28), confronto válido pela primeira luta do card preliminar do UFC 301, no Rio de Janeiro.
PRELIMINARES INICIAIS:
- Mauricio Ruffy venceu Jamie Mullarkey por nocaute técnico no primeiro round, confronto válido pela última luta das preliminares iniciais do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Dione Barbosa venceu Ernesta Kareckaite por decisão unânime (triplo 29-28), confronto válido pela terceira luta do UFC 301, no Rio de Janeiro.
- Ismael Bonfim venceu Vinc Pichel por decisão unânime (triplo 30-27), confronto válido pela segunda luta do UFC 301.
- Alessandro Costa venceu Kevin Borjas por nocaute técnico no segundo round, confronto válido pela primeira luta do UFC 301.
Foto destaque: Pantoja e José Aldo após o UFC Rio. Reprodução/Instagram: @ufc