Lutas aconteceram na última sexta-feira; Seniesa unificou seus títulos, enquanto que Valdez aguarda decisão de Emanuel Navarrete para ser campeão da categoria.
No dia 29/03, duas lutas movimentaram o mundo do boxe. Em Glendale, no estado do Arizona (EUA), a estadunidense Seniesa Estrada (26-0, 9 KOs) ganhou da nicaraguense radicada na Costa Rica, Yokasta Valle (30-3, 9 KOs). Desse modo, ela conseguiu a unificação total dos títulos da divisão peso-mínimo, somando aos seus títulos WBC-WBA as coroas IBF e WBO. Em seguida, na mesma noite, o mexicano ex-campeão mundial, Óscar Valdez (34-2, 24 KOs), derrotou por Nocaute Técnico (TKO) o australiano Liam Wilson (13-3, 7 KOs).
Estrada x Valle: choque de cabeças e vaia dos espectadores
Em um confronto que já estava bastante parelho, houve um fator adicional que “apimentou” o duelo: logo no início, as lutadoras tiveram um choque de cabeça abriu um corte acima da sobrancelha direita de Yokasta Valle. Por conta disso, a boxeadora passou toda a luta sangrando sem que o corner conseguisse estancar o sangramento. A técnica da nicaraguense, Gloria Alvarado, inclusive, reclamou que Seniesa tenha dado uma cabeçada proposital na sua boxeadora.
Após o soar final do gongo, os três juízes marcaram uma pontuação de 97-93 a favor de Seniesa e decidiram dar a vitória a ela. Mesmo a luta sendo nos Estados Unidos, isso desagradou boa parte das pessoas que estavam assistindo, já que a maioria vaiou quando o resultado foi divulgado.
Com a vitória, Estrada conseguiu unificar os títulos na categoria peso-mínimo, adicionando os títulos da IBF e da WBO às suas conquistas do WBC-WBA.
Valdez x Wilson: mexicano campeão interino WBO superpena
Em disputa válida pelo interinato da categoria – devido à homologação da luta entre Emanuel Navarrete vs Denis Berinchyk pelo título dos leves, uma divisão de peso acima, em maio – o mexicano Óscar Valdez sagrou-se campeão.
Após um início de luta equilibrado, o australiano decidiu, no 7° round, mudar de base e começar a lutar como canhoto. Essa escolha, posteriormente, mostrou-se errada, porque Valdez desferiu duas sequências seguidas de golpes, provocando o final da luta por Nocaute Técnico.
Com a vitória, Valdez deve aguardar para saber qual será a decisão do conterrâneo Navarrete. Caso ele permaneça na divisão de cima, Valdez automaticamente assume o título de campeão da categoria dos superpenas. No entanto, se Navarrete optar por continuar no peso superpena, um combate entre ambos deverá ser realizado ainda neste ano para definir o campeão.
Foto Destaque: Cartaz das lutas entre Óscar Valdez x Liam Wilson e Seniesa Estrada x Yokasta Valle. Reprodução/X/@CrackStreamsMe.