No duelo entre os invictos, russo se deu melhor que o quiguiz naturalizado russo; com a vitória, Beterviev unifica os cinturões da WBO, IBF, WBC e WBA
A categoria meio-pesado do boxe tem um campeão indiscutível e ele atende pelo nome de Artur Beterviev. Em confronto digno dos tempos de gladiadores na Roma Antiga, o russo derrotou o quirguiz (depois naturalizado russo) Dmitry Bivol e unificou todos os cinturões da categoria – da WBO, IBF, WBC e também da WBA -, tornando-se campeão total.
O evento do dia 19 de outubro, promovido em conjunto por Top Rank, Queensberry e Matchroom, gerou muita expectativa nos fãs do pugilismo. Isso porque, além de ser uma disputa direta por um título, colocou frente a frente dois invictos. Dessa forma, a luta ocorrida em Riade, na Arábia Saudita, seria um tira-teima para decidir, de uma vez por todas, o melhor desta categoria.
Previsão de equilíbrio se tornou realidade
Antes do duelo, todos os analistas e opinadores da nobre arte previam muito equilíbrio. Era unânime o pensamento de que a vitória seria decidida no detalhe. E foi exatamente isso que aconteceu.
Os 4 primeiros rounds foram dominados por Bivol, que conseguia controlar a agressividade do adversário com sua técnica apurada e ótima movimentação. A velocidade do lutador nascido no Quirguistão lhe permitia fugir dos golpes e, em resposa, acertar boas combinações.
No entanto, a partir do 5° round, ele cansou. Nesse momento, Beterviev cresceu no duelo e aproveitou para equilibrar o confronto, dominando os 5 rounds subsequentes.
Chegados os últimos 3 rounds, os concorrentes deram um verdadeiro show. Alternando o domínio, não foi raro perceber que um iniciava melhor o round, mas, depois, via seu adversário se recuperar. O resultado estava completamente em aberto e um erro poderia ser fatal.
A vitória de Beterviev veio por decisão majoritária dos juízes. Enquanto dois deles declararam vitória do russo, um viu empate.
Sendo assim, Artur Beterviev unificou os cinturões dos meio-pesados e agora conta com um cartel de 21 vitórias (20 delas por nocaute) e nenhuma derrota. Dmitry Bivol, por outro lado, perdeu sua invencibilidade e fica com um histórico de 23 vitórias (12 delas por nocaute) e uma derrota.
Foto Destaque: Artur Beterviev comemorando a conquista do cinturão dos meio-pesados. Reprodução/Instagram: @arturbeterviev