Bia Souza brilha, vence final do judô e conquista ouro

Estreante em Olimpíadas, brasileira venceu a israelense Raz Hershko e ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil

É ouro, é ouro do Brasil! Disputando sua primeira Olimpíada, a judoca Bia Souza fez história na categoria acima dos 78kg: ganhou da sul-coreana Kim Hayun nas quartas, da francesa Romane Dicko na semi e da israelense Raz Hershko na final, atuais 4ª, 1ª e 2ª colocadas no ranking mundial, respectivamente. 

Essa foi a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil nas Olimpíadas de Paris. A conquista se junta às outras medalhas ganhas no judô, de William Lima (prata) e de Larissa Pimenta (bronze).

As lágrimas de uma vencedora

Dois meses antes do início dos Jogos Olímpicos, a avó de Bia Souza faleceu. Isso, obviamente, foi um baque muito grande para a judoca. Após vencer a israelense e se consagrar campeã olímpica, a brasileira chorou copiosamente, momento repleto de emoção que transparecia uma mistura de alegria e saudade.

Na entrevista após a luta, ela disse:

“Minha avó era uma pessoa muito importante na minha vida, foi muito difícil para mim quando ela faleceu. Mas sei que ela está bem, parou de sofrer e está em um lugar melhor, me olhando lá de cima. Estou certa de que ela está muito orgulhosa de mim.”

Momento da conquista da medalha de ouro de Bia Souza no judô. (Reprodução/X: @mk40ncl)

Atuação “de gala”

A brasileira dominou a final do começo ao fim. Contando com um bom histórico contra a israelense – 4 vitórias em 4 lutas, 100% de aproveitamento -, a adversária não teve chance alguma perante a atuação brilhante de Bia Souza. 

Logo aos 44 segundos de combate, a judoca sul-americana aplicou um o-soto-guruma e conseguiu um waza-ari. Com a vantagem no placar, ela passou a adotar uma postura mais cautelosa e deixou o tempo passar para garantir o título olímpico. 

Foto Destaque: Bia Souza comemorando a conquista da medalha de ouro. Reprodução/X: @RMendesJr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *