Pelo título do super leve, “King Ry” tirou a invencibilidade do oponente, mas não levou o cinturão por falha na balança; expectativa é que haja uma revanche
O evento realizado no dia 20 de abril no Barclays Center, Brooklyn (EUA), foi mais uma prova de que o esporte é imprevisível, onde ser favorito não significa vitória no esporte de combate. Em luta valendo o cinturão da categoria super leve do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Ryan Garcia derrotou o seu compatriota estadunidense, Devin Haney, por decisão majoritária dos juízes. Isso foi uma surpresa para o público, já que Haney era considerado como franco favorito e Garcia, o “azarão”.
No entanto, apesar de ter tirado a invencibilidade de Haney, “King Ry” acabou não ficando com o cinturão. Por conta de uma falha na balança durante a pesagem oficial do combate, foi detectado que Garcia excedeu o limite de peso da categoria, cujo limite é 63,5kg. Sendo assim, mesmo tendo sido derrotado, Devin continua sendo o campeão da divisão. Agora, a expectativa é que aconteça uma revanche entre os boxeadores para decidir o verdadeiro dono do cinturão.
Semana pré-luta cheia de polêmicas
Conhecido por ter um perfil explosivo e extremamente polêmico, a semana antes da luta foi bem agitada para Ryan Garcia. Através de suas redes sociais, “King Ry” postou diversos vídeos em festas e consumindo bebidas alcoólicas. E não parou por aí. Até mesmo na pesagem – momento em que excedeu o peso para o combate – para um confronto tão importante como esse, Garcia apareceu bebendo uma garrafa de cerveja.
Apesar da conduta controversa, o pugilista de 25 anos estava bastante confiante:
“Meu cruzado de esquerda é o meu cruzado de esquerda. É abençoado por Deus. Sempre que eu conecto, pode te derrubar ou te apagar”, declarou Garcia.
Como foi a luta
Sabendo que era visto como “azarão”, Garcia iniciou o duelo com uma postura bastante ofensiva, chegando até a balançar Haney após uma boa sequência de golpes conectados.
Já no final da luta, no 10° e 11° assaltos, “King Ry” mais uma vez conseguiu atingir o adversário e fez com ele fosse ao chão, fazendo o juiz abrir contagem. Considerando o equilíbrio do combate, este foi um fator determinante para a decisão dos juízes de darem a vitória para Ryan.
Após a vitória, Ryan Garcia conta agora com um cartel de 25 vitórias e uma derrota. Já Devin Haney, até então invicto na carreira, fica com um histórico de 31 vitórias e uma derrota.
Imagem de Destaque: Devin Haney (esquerda) e Ryan Garcia (direita) na imagem de divulgação da luta. Reprodução/X/@GoatxPapi2x.