UFC 302: Makhachev mantém cinturão na luta principal

Após a vitória de Makhachev na luta principal do UFC 302, Poirier sinaliza aposentadoria

O UFC 302, em Newark, EUA, proporcionou aos fãs de MMA um espetáculo memorável na luta principal, com dois lendários atletas dos pesos-leves (70 kg) em ação. Islam Makhachev manteve seu cinturão ao finalizar Dustin Poirier após quase 25 minutos de intensa batalha. Após a luta, Poirier indicou que esta pode ter sido sua última aparição no octógono.

Sem confirmar sua aposentadoria, o americano fez um discurso emocionado após o combate. Ex-campeão interino, Poirier, de 35 anos, perdeu sua terceira chance de se tornar o campeão linear da categoria. Apesar de ter oferecido uma forte resistência a Makhachev, ele questionou sua motivação para continuar e declarou:

Quando consegui aumentar a intensidade, ele me jogou no chão, mas estou bem. Ele é o campeão. Pensei que cresci na luta, mas ele sempre voltava. Defendi bem as quedas, mas ele me jogou na grade, pegou a perna, e foi o fim para mim. Sei que posso lutar contra os melhores. Mas se for lutar de novo, vou lutar para quê? Eu não sei, tenho que pensar, pode ser o final. Não estou 100% certo disso, mas se for minha última luta, quero agradecer à minha família, não estaria aqui sem vocês”, explicou o norte-americano.

Makhachev Mira Segundo Cinturão

Após derrotar Poirier, Makhachev expressou seu desejo de conquistar um segundo cinturão, desta vez na categoria meio-médio (77 kg). Com três defesas de título bem-sucedidas, ele busca ampliar seu legado no UFC.

Em entrevista ainda no octógono, Makhachev afirmou:

“Acredito que o Poirier fez um camp muito bom, os treinadores prepararam ele muito bem para essa disputa. Ele (Dustin) realizou boas defesas de queda. É um campeão, uma lenda desse esporte.”, disse sobre o adversário.

Islam também comentou sobre o seu interesse em disputar o cinturão dos meio-médios: “Quero lutar pelo segundo cinturão. Defender o cinturão não é a mesma coisa, quero um título novo”, declarou o atual campeão dos leves.

Makhachev em suas redes sociais sobre Poirier: “Esse cara é um guerreiro. Um dos melhores que já fez isso. Nada além de respeito“. (Reprodução/Instagram: @islam_makhachev)

Detalhes da luta

Nos segundos iniciais, Makhachev balançou Poirier com uma sequência de socos e levou rapidamente o duelo para o solo, tentando uma kimura. Poirier resistiu e conseguiu se livrar na transição, mas o russo manteve a pressão.

No 2º round, Poirier levantou a torcida ao negar novas tentativas de queda e manter o combate em pé. Islam, porém, também mostrava perigo na trocação. O americano conseguiu equilibrar as ações, mas nos segundos finais o russo conseguiu mais uma queda.

No 3º assalto, Makhachev conectou joelhadas fortes e dominou novamente no chão, buscando o mata-leão. Poirier resistiu bravamente e conseguiu se levantar nos segundos finais, trocando golpes com o russo.

Já o 4º round, teve Poirier pressionando com seu boxe e abrindo um corte no rosto de Makhachev. No entanto, o campeão manteve o jogo agarrado, procurando outra queda.

No último round, ambos os lutadores, visivelmente desgastados, trocaram socos no centro do octógono. Makhachev, persistente, finalmente derrubou Poirier e aplicou um estrangulamento (triângulo de mão), apagando o americano.

Resultados do UFC 302

Além da vitória de Islam Makhachev sobre Dustin Poirier por finalização no 5º round, o UFC 302 contou com outras lutas. Sean Strickland venceu Paulo Borrachinha por decisão dividida dos juízes, enquanto Kevin Holland finalizou Michal Oleksiejczuk no 1º round. Niko Price derrotou Alex Morono por decisão unânime, assim como Randy Brown, que venceu Elizeu Capoeira. Roman Kopylov superou César Almeida por decisão dividida, e Jailton Malhadinho finalizou Alexandr Romanov no 1º round. Grant Dawson, Jake Matthews, Bassil Hafez, Ailin Perez e André Mascote também saíram vitoriosos, todos por decisão unânime, contra Joe Solecki, Phil Rowe, Mickey Gall, Joselyne Edwards e Mitch Raposo, respectivamente.

Foto Destaque: Campeão russo finalizou o desafiante americano no 5º round. Reprodução/X: @MAKHACHEVMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *