Após conquista histórica, Usyk deixa título da IBF e provoca adversários
Oleksandr Usyk teve um dos momentos mais memoráveis do boxe este ano ao derrotar Tyson Fury em maio, conquistando os cinturões das quatro principais organizações da modalidade: Associação Mundial de Boxe (WBA), Organização Mundial de Boxe (WBO), Federação Internacional de Boxe (IBF) e Conselho Mundial de Boxe (WBC). Contudo, o pugilista ucraniano anunciou nesta terça-feira em suas redes sociais que abrirá mão de um desses títulos, o da IBF. Em um vídeo, ele ainda desafiou os dois próximos candidatos ao título, Anthony Joshua e Daniel Dubois, que se enfrentarão no dia 21 de setembro em Londres.
Ademais, Usyk dirigiu uma mensagem direta a Joshua e Dubois:
– Anthony e Daniel, escutem, eu sei que o título da IBF é importante para vocês. Considerem isso meu presente para vocês no dia 21 de setembro.
Daniel Dubois é o atual campeão interino da IBF, título que ele conquistou ao derrotar Filip Hrgovic no início deste mês. Inicialmente, Usyk deveria realizar sua primeira defesa deste título contra Dubois, em uma luta de unificação. No entanto, devido à cláusula de revanche imediata com Tyson Fury, eles se enfrentarão novamente em dezembro, na Arábia Saudita.
Portanto, para evitar ser destituído do título pela IBF, Usyk decidiu se antecipar e abrir mão do cinturão. É importante ressaltar que o ucraniano já derrotou os dois lutadores anteriormente. Joshua perdeu em duas ocasiões, ambas por pontos, enquanto Usyk nocauteou Dubois no nono round.
Ainda mais, invicto em suas 22 lutas, das quais venceu 14 por nocaute, Oleksandr Usyk alcançou uma marca impressionante com a vitória sobre Tyson Fury, tornando-se campeão de quatro organizações em duas categorias diferentes: pesos-pesados e peso-cruzador.
Foto Destaque: Oleksandr Usyk com o cinturão do Undisputed Champion. Reprodução/Instagram: @usykaa