Após se recuperar na repesagem, brasileiro duelou contra o espanhol Javier Pérez Polo e fica em 3° no peso-leve
Edival “Netinho” Pontes conquistou mais um bronze para o Brasil! No dia 8 de agosto, o taekwondista brasileiro venceu o espanhol Javier Pérez Polo e alcançou o pódio da categoria peso-leve (até 68kg).
A trajetória até o pódio
Depois de oscilar no início da competição, ao perder para o jordaniano Zaid Kareen, o brasileiro conseguiu se recuperar na repescagem do taekwondo masculino. Ele venceu o turco Hakan Reçber, seu algoz nos Jogos de Tóquio, em 2020, e conseguiu a classificação para a disputa do 3° lugar.
Como foi a luta pelo bronze
Após conseguir sua revanche contra o turco, era a hora de Netinho colocar seu nome na história do taekwondo olímpico brasileiro. E ele sabia disso.
Contra o espanhol Javier Pérez Polo, o brasileiro foi melhor no 1° round, mesmo começando atrás ao receber um chute no tronco. No final, ele acertou um chute na cabeça do adversário e empatou o placar, sendo considerado o vitorioso por sua superioridade ao longo da primeira parte.
No round seguinte, Javier se recuperou, pontuando com um chute na cabeça e outro no tronco, deixando a decisão em aberto. O 3° e decisivo round começou equilibrado, com ambos os lutadores evitando arriscar. No entanto, Edival emplacou dois chutes no tronco e passou a controlar o resultado. Mesmo tendo sido punido duas vezes por sair do combate, ele venceu por 4 a 3 e conquistou a medalha.
Essa foi a terceira vez que um atleta do Brasil chega ao pódio no taekwondo em Olimpíadas. Agora, Netinho se junta a Natália Falavigna (peso-médio) e Maicon Siqueira (peso-pesado), que também foram bronze em Pequim 2008 e no Rio 2016, respectivamente.
Foto Destaque: Netinho comemorando a conquista do bronze no peso-leve no taekwondo masculino. Reprodução/X: @timebrasil