Garcia testa positivo em exames antidoping em luta contra Haney

“King Ry” testou positivo para o uso de ostarina nos dois exames feitos antes da luta; ele tem 10 dias para pedir a contraprova

Mais um capítulo foi adicionado ao já polêmico duelo entre Ryan Garcia e Devin Haney. No dia 2 de maio, quase duas semanas depois da luta que valia o cinturão da categoria super leve, a Associação Voluntária Antidoping (Vada, na sigla em inglês) revelou que Ryan, conhecido como “King Ry”, testou positivo para os dois exames antidoping realizados – um na véspera e outro no dia do confronto -, indicando o uso de ostarina. Agora, o estadunidense tem 10 dias para pedir a contraprova, com o teste de sua amostra B.

Ryan se pronuncia

Após o anúncio dos resultados da antidopagem, Garcia se disse surpreso e negou o uso da substância:

“Todo mundo sabe que eu não sou um trapaceiro. Por que eles não revelaram isso antes do combate? Por que eles deixariam eu entrar no ringue e vencer para postar isso depois? Nunca tomei um esteroide, nem sei onde arrumar isso. Eu praticamente nem tomo suplementos”, enfatizou o acusado.

Saindo em defesa de seu lutador, a promotora de Ryan, Golden Boy Promotions, emitiu um comunicado dizendo acreditar em sua inocência. Segundo o texto, a empresa está investigando como a substância proibida poderia ter entrado no organismo do pugilista.


Ryan Garcia se pronuncia após testar positivo para teste antidoping. (Reprodução/X/@XcellentMMA)

Haney “alfineta” algoz

O pugilista estadunidense Devin Haney, compatriota de Garcia, aproveitou a polêmica e decidiu “alfinetar” o adversário que tirou sua invencibilidade.

“Fomos informados da situação e é lamentável que Ryan tenha escolhido trapacear e mostrar desrespeito aos os fãs e ao boxe, ao lutar sujo e testar positivo não apenas uma, mas duas vezes. É necessário que Ryan se retrate perante aos fãs”.

E finalizou, completando sobre os riscos das substâncias ilegais para a modalidade:

Colocamos nossa vida em jogo para entreter as pessoas e ganhar a vida. Isto muda a perspectiva da luta. As pessoas morrem neste esporte. Isto não é uma piada”, declarou o último adversário de Garcia.

Na ocasião, “King Ry” derrotou o oponente por decisão majoritária dos juízes e ganhou a luta.

Foto Destaque: Ryan Garcia, pugilista estadunidense do peso super leve Reprodução/X/@espn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *