Destaques do Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024 – Faixa Preta

Brasileiro de Jiu-Jitsu reuni atletas renomados e jovens promessas da modalidade

No último domingo, 28 de abril, o Ginásio José Correa, em Barueri-SP, foi palco das aguardadas finais do Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, promovido pela CBJJ. O evento, considerado o maior torneio da modalidade no país, reuniu atletas de renome e promessas do Jiu-Jitsu.

Pedro Lucas

Na final do absoluto masculino, o confronto foi marcado pela estratégia cautelosa de ambos os competidores, resultando em poucas ações ofensivas. Pedro Lucas manteve-se na posição superior durante todo o embate, buscando oportunidades de ataque, enquanto Hygor Brito demonstrava habilidade ao defender e neutralizar as investidas de seu oponente. Em determinado momento, o árbitro principal Alan Moraes aplicou punições a ambos os atletas. Apesar dos esforços finais de Pedro para intensificar seu jogo, ele não conseguiu ultrapassar a defesa de seu adversário. Após dez minutos de confronto, Pedro Lucas foi coroado campeão absoluto pela decisão unânime dos árbitros, garantindo assim seu bicampeonato no prestigioso Brasileiro de Jiu-Jitsu.


Pedro Lucas campeão absoluto do Brasileiro 2024 na categoria faixa preta adulta. (Foto: reprodução/Instagram/@pedro_lucasjj)

Gabi Pessanha

Já na categoria feminina, a final do absoluto no Brasileiro de Jiu-Jitsu não se concretizou devido ao infortúnio de Yara Soares, que enfrentou problemas de saúde no domingo e não pôde competir contra Gabi Pessanha. Além disso, as duas atletas estavam programadas para disputar a final do super-pesado. Com a ausência da lutadora da Fratres, Gabi Pessanha, representante da Infight/MD, conquistou o ouro duplo sem precisar subir ao tatame, consolidando-se como hexacampeã nacional.


Gabrieli Pessanha leva ouro duplo. (Foto: reprodução/Instagram/@gabrieli_pessanha)

Mica Galvão

Com uma atuação impressionante desde o primeiro momento do confronto, Mica Galvão demonstrou um estilo ofensivo e determinado. Após tentativas de passar a guarda do seu oponente, o lutador de Manaus quase conseguiu dominar as costas de Jhonathan Marques e, em uma sequência rápida de movimentos, finalizou com uma chave de braço, garantindo a vitória na categoria peso-médio. Esse triunfo em Barueri marcou o segundo título de Mica no Brasileiro de Jiu-Jitsu, aplaudido entusiasticamente por toda a plateia do ginásio, que ainda teve o prazer de vê-lo erguer a bandeira do Brasil em comemoração.


Mica Galvão campeão no peso-médio do Brasileiro de Jiu-Jitsu. (Foto: reprodução/Instagram/@micagalvaojj)

Destaques

Além das disputas pelo título absoluto, outras lutas marcaram o evento. Destaque para Thalison Soares, considerado o favorito na categoria peso-galo, assegurou a vitória ao derrotar Welerson Gonçalves por 8 a 4 nos pontos durante a decisão. Por sua vez, Kennedy Maciel, venceu Alex Sodré por 4 a 2 nos pontos na categoria peso-pena. Esta vitória marca o primeiro título de “Cobrinha Jr” neste campeonato.

Melissa Cueto, uma figura experiente no mundo do Jiu-Jitsu feminino e atual campeã mundial, destacou-se na categoria peso-pesado ao garantir o título sobre Amanda Magda por 2 a 0 nos pontos, em uma batalha intensa no tatame. Esta conquista representa a primeira medalha de ouro de Melissa Cueto no Brasileiro de Jiu-Jitsu pela Alliance.

Na jornada para alcançar o Grand Slam na temporada 2024, Thalyta Lima saiu vitoriosa em uma luta acirrada até o último segundo contra Jamile Lima. Representando a equipe Fratres, Thalyta garantiu a vitória por 2 a 1 nas vantagens, após um empate sem pontos, conquistando seu primeiro título na competição. Já no confronto final do peso-pluma, Mayssa Bastos reafirmou seu favoritismo ao vencer Brenda Larissa com autoridade, marcando 14 a 6 nos pontos e garantindo seu terceiro título consecutivo no torneio.

Resultados do Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024

Na categoria faixa-preta feminina adulta, pelo peso-galo, Shelby Murphey superou Giulia Gregorout por 3 a 1 nas vantagens, após um empate sem pontos. No peso-pluma, Mayssa Bastos mostrou sua habilidade ao vencer Brenda Larissa por 14 a 6 nos pontos. Já no peso-pena, Maria Luiza derrotou Andreia Cavalcante por 4 a 2 nos pontos. Na categoria de peso-leve, Vitória Vieira garantiu a vitória sobre Brianna Ste-Marie por 3 a 2 nas vantagens, após um empate de 4 a 4 nos pontos. No peso-médio, Thalyta Lima triunfou sobre Jamile Lima por 2 a 1 nas vantagens, após um empate sem pontos. Na categoria de peso-meio-pesado, Thamara Ferreira e Sabatha Laís fecharam. No peso-pesado, Melissa Stricker superou Amanda Magda por 2 a 0 nos pontos. Gabi Pessanha conquistou a vitória por W.O sobre Yara Soares no peso-super-pesado, e também no absoluto.

Já na categoria faixa-preta masculino adulta, pelo peso-galo, Thalison Soares derrotou Welerson Gonçalves por 8 a 4 nos pontos. Na categoria peso-pluma, Cleber Sousa superou Leonardo Mario por 8 a 0 nos pontos. No peso-pena, Kennedy Maciel conquistou a vitória sobre Alex Sodré por 4 a 2 nos pontos. Pedro Maia levou a melhor sobre Luiz Paulo por 1 a 0 na vantagem, após um empate sem pontos, na categoria de peso-leve. No peso-médio, Mica Galvão finalizou Jhonathan Marques com uma chave de braço. Na categoria de peso-meio-pesado, Gabriel Costa venceu Manoel Junior por decisão dos árbitros. Patrick Gaudio superou Pedro Machado por decisão dos árbitros no peso-pesado. Henrique Betta derrotou Harryson Pereira por desclassificação no peso-super-pesado. No pesadíssimo, Helder Tropeço finalizou Renan Santiago com uma chave de pé. Na categoria do absoluto, Pedro Lucas saiu vitorioso sobre Hygor Brito por decisão dos árbitros.

Foto Destaque: Brasileiro de Jiu-Jitsu 2024, promovido pela CBJJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *