Em duelo de medalhistas olímpicos brasileiros, o campeão das Olimpíadas de 2020, Hebert, foi dominante e saiu vitorioso; Anderson Silva empata em sua última luta no Brasil
No dia 16 de junho, os pugilistas brasileiros e medalhistas olímpicos Hebert Conceição e Esquiva Falcão se enfrentaram em São Paulo. O duelo, que foi a luta co-principal do Spaten Fight Night, ficou marcado pela dominância de Conceição desde o início e garantiu ao campeão das Olimpíadas de Tóquio o título brasileiro dos super médios.
Com o triunfo, Conceição se manteve invicto na chamada “nobre arte” e mantém sua ascensão. Por outro lado, Esquiva Falcão, o primeiro boxeador brasileiro a conquistar a medalha de prata em uma olimpíada, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, sofreu sua segunda derrota na carreira.
Experiência de Falcão não funciona e Conceição domina
A vitória do campeão das Olimpíadas de 2020 pode ser considerada um show de estratégia. Mesmo possuindo menos experiência que o adversário, Conceição adotou uma postura agressiva desde o primeiro soar do gongo e administrou o duelo no 1° round, enquanto Esquiva parecia aguardar por uma “brecha” para atacar.
Já no 2° round, o vice-campeão de Londres em 2012 pareceu ter encontrado o melhor momento e tentou ser mais ofensivo. No entanto, Hebert Conceição se defendeu bem e passou, inclusive, a dançar no ringue, tentando provocar o experiente boxeador.
O campeão dos Jogos de Tóquio irritava e até abaixava a guarda para provocar o erro de Falcão. Deu certo. Os rounds seguintes foram completamente controlados por ele, que buscava o nocaute, enquanto Esquiva apenas se protegia para se manter “vivo” no confronto.
Esquiva Falcão até tentou se recuperar em alguns momentos no combate, mas, depois de 10 rounds, os juízes declararam Conceição como vencedor por unanimidade.
As outras lutas do espetáculo
Além da vitória de Hebert Falcão, a Spaten Fight Night contou com outras lutas importantes no boxe. Em uma luta de exibição, Anderson Silva enfrentou seu antigo rival do UFC, Chael Sonnen, sendo este o principal duelo da noite. O combate, que acabou empatado, ganhou destaque também por ter sido a última luta da lenda brasileira do MMA no Brasil.
Por ser uma luta de exibição, ela não entrou para o cartel dos atletas. As limitações também impediram que a luta esquentasse, resultando em um embate morno.
Uma curiosidade sobre o evento é que o filho de Anderson Silva, Kalyl Silva, também lutou boxe, e deixou o pai orgulhoso. Contra Paulo Roberto, o filho do “Spider” conseguiu um nocaute depois de dominar o ringue nos quatro primeiros rounds e foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes.
Já na outra luta da noite – a de abertura -, que seguiu as regras das Artes Marciais Mistas (MMA), a brasileira Bia Mesquita finalizou Jojo Ramos com um mata-leão ainda no 1° round, demonstrando sua experiência no jiu-jitsu.
Foto Destaque: Esquiva Falcão atacando Hebert Conceição. Reprodução/Instagram: @spaten_br